O MARAVILHOSO MUSEU PARISIENSE

Não é segredo para nenhum mortal que o museu mais visitado do mundo fica em Paris, uma das cidades mais charmosas do mundo!


Se você está indo para a França e não é professor de/ou aficionado por arte, o LOUVRE não é seu destino principal, embora para mim o fosse, então além da ajuda do nosso Blog que vai começar a escrever um pouco sobre dicas do que visitar em Paris, vocês precisam do inestimável conhecimento do DIRETO DE PARIS, um blog com todas as informações que você pode precisar, escrito por uma jornalista brasileira, a Renata Inforzato, que VIVE em Paris, e portanto sabe perfeitamente sobre cada coisa que está falando!

Tenho um carinho especial por essa profissional, porque quando eu estava planejando minha viagem para Paris, tinha uma dúvida séria sobre uma das atrações (As catacumbas de Paris) que eu pretendia visitar e que para mim, era, depois do Louvre, mais importante que a Torre Eiffel (tá, eu sei, isso revela meu lado mórbido, mas eu fui embalado na adolescência, pelas histórias da Agatha Christie e portanto, não poderia se diferente) e a Renata não hesitou em ligar pessoalmente para a atração para esclarecer minhas dúvidas e não me fazer perder a viagem, mesmo sendo eu na época, um perfeito desconhecido para ela. Destrinchem esse blog!

Além disso, seu blog é escrito com a maestria de uma jornalista apaixonada e lhe ajuda a montar um excelente roteiro em Paris ou mesmo fora dela, abrangendo várias regiões da França com interesse turístico.


Outro guia inestimado que eu recomendo é o livro "Paris sobre trilhos" da estadunidense Ina Caro, autoridade na história medieval e moderna da França. Ela tem um estilo delicioso que torna a sua leitura agradável e fez com que eu me apaixonasse por Paris e pela França, mesmo tendo inicialmente, uma mania de achar que a França era superestimada como destino de turismo... (idiotice minha, eu sei, mas todos temos direitos a substituir antigos preconceitos por conceitos ou pós-conceitos e isso já está consertado). Leiam esse livro!

O LOUVRE

DICA ESSENCIAL: Planeje ir ao Louvre já nos primeiros dias em Paris, pois se algo der errado em sua visita, você pode remanejar seu tempo e programação. Uma amiga deixou para o último dia e o Louvre estava fechado por conta de um ataque de um extremista contra soldados da segurança! Saiu da França sem ter visitado o Louvre.


TEMPO 

Se você parasse por pelo menos 30 segundos em frente a cada obra, você gastaria 2 meses ininterruptos para percorrer os corredores do Louvre. Lógico que isso são apenas estatísticas! Ninguém é especialista em absolutamente todos os períodos ou temas expostos e portanto, não é do interesse de ninguém, cada item do museu! Principalmente para nós que somos meros turistas e temos apenas um dia ou meio período para visitar seus corredores.

Há duas formas de pegar menos fila: Usando o PARIS MUSEUM PASS ou comprando no SITE OFICIAL.
Mais informações AQUI, inclusive dias e horários.

O próprio Louvre lista seus INCONTOURNABLES, ou seja, as obras que não podem deixar de serem vistas.


Por isso, é importante, antes de tudo organizar sua visita, escolhendo assuntos ou peças indispensáveis e só depois de te-las visto, andar perdido pelo museu... Gastamos de bom grado 8 horas dentro do museu e para nós foi um tempo bem gasto e mais do que suficiente... Outras pessoas podem reservar ao museu apenas 4 horas e saírem tão satisfeitas quanto, se listarem adequadamente seus interesses e tendo uma prévia noção de onde encontrá-los.

No final do post haverá um link para acesso a todos os mapas e informações sobre onde encontrar as obras de acordo com o Período/país.

O Louvre tem três alas: DENON, RICHELIER E SULLY e cinco níveis: -2, -1, 0, 1 e 2.

Os INCONTORNÁVEIS são divididos em temas:

OBRAS-PRIMAS   HISTÓRIA - GRANDES EVENTOS   HERÓIS   AZUL   REIS, RAINHAS E IMPERADORES   JOGOS, BRINQUEDOS, APOSTAS E COMPETIÇÕES   LAZER, CANTO, DANÇA, TEATRO E CIRCO   SORRISO   GASTRONOMIA   OBRAS SINGULARES  PROTEÇÃO   LA TOILETTE   ESCREVER   CAÇA E PESCA   O MAR   ESPELHO, ESPELHO MEU   LUZ   SANTOS   CRIANÇAS   O TEMPO   ANIMAIS   MÚSICA   JÓIAS E BIJOUTERIAS   PAISAGENS   RETRATOS   VIAGENS   LOUIS XIV   NAPOLEÃO   A REVOLUÇÃO FRANCESA.

Escolha o tema de seu maior interesse e veja quais das obras contidas nos links acima, você não poderia deixar de ver...

Mas nós aqui, vamos nos ater a algumas das OBRAS -PRIMAS escolhidas por nós como incontornáveis...

1 - VÊNUS DE MILOS

Presente em qualquer dos livros de História ou de Arte na nossa infância, está no Louvre e não podemos deixá-la de lado!

I
A Vênus de Milos ou Afrodite de Melos foi esculpida provavelmente no século II antes de Cristo.
A ausência dos braços é pelo fato de que sendo o mármore uma rocha cuja dureza é 3 na escala de Mohs (diamante: dureza 10), ainda é de se espantar que tenha perdido apenas os braços...

2
Foto: Vênus de Milos em ângulo desprezado por visitantes...
Quando eu era criança, eu pensava que a Vênus tinha sido esculpida sem braços propositalmente, como se fosse modinha na época... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ela se encontra na Ala Sully, no andar térreo ou 0.

2 - O ESCRAVO CATIVO de MICHELANGELO

Esculpido entre 1513 e 1515 para adornar a tumba do papa Julio II

3 - A VITÓRIA DA SAMOTRÁCIA

Quando eu comecei a pesquisar as obras-primas do Louvre para decidir o que eu veria, não consegui entender o porque da Vitória da Samotrácia figurar entre elas... Sem braços e pior, sem cabeça, para mim, sua beleza não poderia de todo ser compreendida... mas esse é um problema das fotos... elas não capturam toda a beleza da obra...

Quando a vi de perto pela primeira vez, minha indignação foi IMEDIATAMENTE substituída pela admiração! O escultor conseguir criar no mármore, uma rocha, a ilusão de um tecido transparente cobrindo o busto da deusa. Minhas fotos tampouco captaram todo o efeito da ilusão e portanto, ela só se pode ser admirada realmente em todo seu esplendor, ao vivo! 

Agora eu entendo porque ela ocupa posição de honra nas escadarias do Louvre.

Estabelecendo relações: A deusa da vitória se chama Niké. Que outra deusa poderia representar tão bem uma marca de produtos esportivos, do que a deusa grega da vitória? Logicamente a pronúncia da Nike com a qual estamos acostumados é a estadunidense.


O logotipo da NIKE é uma representação estilizada da asa da deusa Niké.

4 - OS TOUROS ANDROCÉPHALOS AILÉ

Período Neo-Assírio -Reinado de Sargón II. Adornavam os portões de entrada na Assíria, atual Iraque. 

5 - CÓDIGO DE HAMURABI

Trata-se de uma compilação de um código de leis escrito quando ainda prevalecia a tradição oral, ou seja, em época em que as leis eram transmitidas oralmente, de geração em geração.
Acredita-se ter sido a maior contribuição do Rei Hamurabi, do Império Babilônico para a Mesopotâmia.

Foto: detalhe do Código de Hamurabi. Um exemplar da escrita cuneiforme.

6 - AS BODAS DE CANÃ

Dimensões do quadro: 6,77 m x 9,9 m

Pintado por Veronese entre 1562-1563
Observe o tamanho da loira à esquerda, em relação ao quadro.
Narra o primeiro Milagre de Jesus, onde transforma a água em vinho a pedido de sua mãe.


Está na mesma sala que a Mona Lisa

7 - MONA LISA (LA GIOCONDA)


Retrato de Lisa Gherardini, esposa de Giocondo Gherardini.


Segredos para tirar uma foto sozinho com a Mona Lisa:
1 - Chegue antes da abertura do museu e já entre na fila da entrada.

2 - Saiba onde ela está:
Ela está na Ala Denon, no primeiro andar, na sessão de pinturas italianas.

3 - Vá direto para ela, ignorando tudo no caminho.
4 - Mesmo assim, você provavelmente não será o primeiro a chegar, mas pelo menos poderá esperar um pouquinho e com paciência conseguir sua foto a sós.
Meia hora depois a sala estará intransitável e conseguir uma foto como essa é impossível!


SOBRE O PORQUE DE TANTA PROTEÇÃO AO REDOR DA MONA LISA!

Muita gente gente reclama por Mona Lisa estar praticamente atrás das grades, mas isso pode ser totalmente justificado, afinal de contas a pobre foi vítima de inúmeros atentados. Primeiro foi roubada em 1911, onde até mesmo Picasso, inocente no caso, foi suspeito de estar envolvido com o crime. Quando ela foi recuperada, ele foi inocentado completamente. Depois, em 1956, um psicopata jogou ácido nela, provocando a necessidade de restauro que levou anos. Como se não bastasse, recebeu uma pedrada de um boliviano e ainda levou na cara uma xícara de café vazia, jogada por uma russa inconformada por não receber cidadania francesa... depois de tudo isso, se Mona Lisa não se portasse de maneira agorafobica e se enfurnasse por trás de uma barreira protetora, eu mesmo estranharia!

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