AS INCRÍVEIS SALINERAS DE MARAS, PERU


EXTRAÇÃO DE SAL
Aprendemos na escola que o sal é extraído da água do mar evaporada... ok! E como explicar água salgada minando de dentro da montanha?

Foto: local da montanha onde a água surge e é direcionada por canais 
escavados por povos pré-incas.

EVENTOS PASSADOS
Há 110 milhões de anos, placas tectônicas moveram-se umas contra as outras, envolvendo forças titânicas, fazendo com que parte delas se dobrasse e se erguesse formando a cordilheira do andes. Uma parte delas ergueu-se trazendo consigo enormes reservas de sal de uma região que havia estado sob o mar.

AGORA
A água proveniente do degelo nos picos das montanhas passa por seu interior, dissolvendo o sal armazenado e "arrastando-o" consigo. A água é armazenada em piscinas rasas, escavadas na encosta da montanha e deixada para evaporação. Com a evaporação da água no qual estava dissolvido, o sal se recristaliza e pode ser recolhido pelas famílias que as administram.

Foto: Família trabalhando na extração do sal

TRADIÇÃO
Cada família administra um pequeno número de piscinas de evaporação (são mais de 3.000) e estas não podem ser vendidas. São passadas de geração em geração. Uma associação formadas pelas diversas famílias rege as normas.

ADIÇÃO DE IODO
Apesar de ser rico em outros minerais e não passar por processos químicos, é necessária a adição de iodo. Sal precisa ter iodo? Não seria necessário se nossa dieta fosse rica nesse mineral. A falta deste, no entanto, gera o Bócio, um desiquilíbrio que faz a glândula da tiroide aumentar de tamanho, criando um gigantesco "caroço" em nosso garganta. Por esse motivo, como o sal é acrescentado em toda nossa alimentação, os governos decidiram que o sal para consumo deve ser iodado, para que esse mineral nunca falte em nosso organismo.

E AS CIVILIZAÇÕES PRÉ-INCAS? ELAS CONSUMIAM SEM O IODO.
No entanto, acredita-se que elas consumiam uma quantidade de algas, ricas em iodo, suficiente para 
suprir essa carência.

OS CANAIS


Diversos canais são escavados para distribuir a água, mas são direcionados e administrados, pois as piscinas precisam ficar em repouso para que os cristais se formem mais rapidamente. Portanto, eles são fechados e abertos conforme a necessidade. Nada de pequenas comportas. Pedaços de rocha cumprem essa função.

LOCALIZAÇÃO
As piscinas estão escavadas na encosta da montanha de Qaqawinñay, a 3.380 metros acima do nível do mar, há 46 quilômetros da cidade de Cusco. Costuma-se unir esse passeio a uma visita a MORAY, um antigo laboratório botânico dos Incas, onde  conseguiam plantar coca em região montanhosa. 

A agência que usamos para fazer esse passeio foi a Cusco Guty Tourism Travel, com um custo de 20 dólares por pessoa. É um passeio de 5 horas e meia (incluindo MORAY). O custo para entrar nas Salineras é de 10 Soles, mas no caso da nossa agência, esse valor já estava incluso.

Na foto é possível visualizar o plástico que isola o sal do fundo argiloso das piscinas

TRÊS TIPOS DE SAL
A camada mais inferior, com cristais menos puros, rende sais com fins medicinais, maneira elaborada de chamar os conhecidos sais de banho. A camada intermediária, rende o sal rosa, coloração graças a uma mistura rara de minerais, existente em apenas 4 lugares do mundo. O mais popular atualmente é o sal rosa do himalaia, mas o sal rosa de Maras tem sido usado por chefes de cozinha no mundo todo. A camada superior rende um sal mais refinado, a flor de sal, de sabor mais delicado e usado para elaborações essencialmente gourmets. 


COMPRAS
No local, há várias concentrações de lojinhas vendendo produtos elaborados com o Sal de Maras, incluindo chocolate. Aqui é muito mais barato que comprá-los em supermercados em Cusco, Lima ou outras cidades que visite. 



ESPERO QUE TENHAM GOSTADO!
BOA VIAGEM!

ACESSEM TAMBÉM:








































Comentários

Postagens mais visitadas