O QUE FAZER EM CARTAGENA DE INDIAS, COLÔMBIA?

CARTAGENA É A EXPRESSÃO MÁXIMA DE "PIRATAS DO CARIBE".


Quando a Colômbia era ainda colônia da Espanha, todas as riquezas da América espanhola escoava para a Europa via Cartagena. Justamente por isso, suas água eram fervilhantes de navios piratas e corsários. Até o famoso Sir Francis Drake, famoso corsário inglês, tomou a cidade e ameaçou destruir a torre da catedral em construção com uma bala de canhão, depois de já ter queimado duzentas casas da cidade. A população pagou o que o corsário exigia e ele retornou aos mares.
  • ONDE FICAR?
Não sei vocês, mas eu dispenso estar perto das praias e de bairros luxuosos! Eu SEMPRE me hospedo dentro do centro histórico de uma cidade turística! Amo respirar história, passear por ruas cheias de memórias e acontecimentos, arquiteturas antigas, diferentes das que já vejo diariamente na cidade onde vivo!

Foto: Para se ter uma ideia do tamanho das muralhas que cercavam a antiga Cartagena.

Em Cartagena não foi diferente! Fiquei dentro das antigas muralhas que cercavam e protegiam Cartagena dos Piratas.

Muitos hotéis e hostals  alegam estar dentro da muralha sem ser uma verdade! Verifique isso atentamente!


Na imagem acima, está delimitada a área realmente dentro da muralha, o casco histórico.
  • IGREJA DE SANTO DOMINGO
Se piratas povoam seu imaginário, você tem de visitar a Igreja de Santo Domingo. Lá dentro você perceberá que o chão está cheio de pequenas lápides, indicando onde antigos moradores de Cartagena estão enterrados dentro da igreja. E dentre elas, você pode encontrar a lápide do pirata. Conta-se que um pirata à beira da morte procurou o padre e lhe entregou dois pequenos sacos cheios de diamantes e pediu que o padre lhe salvasse a alma. O padre lhe enterrou dentro da Igreja e lhe colocou uma lápide. A única indicação é um símbolo pirata e a frase em latim "Descanse em paz".

Não fácil achar a lápide entre tantas outras e ela está em uma localização não muito central. O mais engraçado é que procurei me informar com umas senhoras beatas, daquelas com direito a véu na cabeça e tudo. Imaginei que se alguém poderia saber sobre a lápide, seriam elas! Elas não sabiam! Fiquei impressionado! Mas uma delas se levantou solícita e foi procurar um funcionário da igreja que prontamente me levou até a lápide! Quando olho, do meu lado, estava a senhora beata. "- Eu não ia deixar de saber onde estava a tal lápide do pirata.", me explicou. Eu lhe contei o que sabia e ela ficou toda admirada! Foi muito "Chévere", como dizem eles!

Há muito mais igrejas para se visitar, mas essa para mim, foi a mais curiosa!
  • TIRAR UMA FOTO COM A "GORDA GERTRUDES"
E já que está por ali, na praça da igreja, não deixe de visitar a "Gorda Gertrudes"! Umas das famosas estátuas do (Famosíssimo e ainda vivo) Fernando BOTERO! Toda cidade tem algum marco com a lenda de "se tocar, volta de novo" e a de Cartagena é a  Gorda Gertrudes! A pobre tem as tetas descoloradas por conta de ser tão bolinada... onde estão as feministas nesta hora? kkkkkkk.

Tá, eu assumo, eu tenho uma foto bolinando a doce senhora! 

Botero diz que suas obras não são gordas, apenas têm VOLUME! Tenho uma amiga VOLUMOSA que tem uma famosa frase que gosta de usar: "Estamos ampliando para melhor atendê-lo"! Amo pessoas espirituosas! 
  • PASSEAR POR CIMA DAS MURALHAS DA CIDADE

É possível subir nas muralhas e dar uma volta pelo centro histórico vendo tudo por cima. E também, logicamente, se tem uma visão do mar!
  • ASSISTIR AO POR DO SOL NO CHARMOSO CAFE DEL MAR
E sobre as muralhas há o famoso CAFÉ DEL MAR

Com uma vista linda, dependendo da época e dia, pode ser muito concorrido conseguir um lugar. especialmente para o por do Sol. Turistas que vivem em países com praias ao leste, podem estar tendo sua primeira chance de ver o por do Sol no mar. Aqui em Maceió, vemos o Sol nascer no mar! Os preços são maiores do que os dos restaurantes e cafés nas praças, então, dê uma boa olhada no cardápio antes de começas a fazer o pedido. No link acima, pode-se clicar e reservas e ter uma ideia das regras e também há o e-mail para fazê-las.

VISITAR A TORRE DO RELÓGIO

A Torre del Reloj fica encravada nas muralhas da cidade e é na verdade, a principal entrada para a cidade amuralhada. você na verdade passará por ela, para sair ou entrar do centro histórico. Como nós ficamos hospedados no casco histórico, tivemos de passar pela torre para ir ao porto, onde embarcaríamos para Isla Baru, Caribe Colombiano. e para ir ao Castillo de San Felipe de Barajas.

VISITAR O CASTILLO DE SAN FELIPE DE BARAJAS

O Castillo de San Felipe de Barajas é na verdade uma imensa fortaleza que foi construída para defender a cidade do ataque de piratas. Compre seu ingresso sem guia e vá direto para a sala onde passa um vídeo com a história do local e de Cartagena, contando o porque dos ataques piratas e tudo o mais. Não há sinalização e você terá de ter paciência e ir pedindo informações aos guardas, mas chegará lá e sairá mais barato que contratar guia. Isto é, se você puder entender o vídeo em espanhol! Vá de manhã ou no fim da tarde, para driblar o calor! Vá de táxi, pois o táxi é muito barato em Cartagena. Mas acerte o preço com o motorista antes de fechar o trajeto.
  • CENTRO HISTÓRICO DE NOITE
Passeie livremente pelo centro histórico de noite e poderá assistir apresentações de rua de ritmos caribenhos! É lindo e empolgante! Haverá como de dia, uma infinidade de restaurantes e bares para sentar e bater um bom papo observando a atmosfera ao redor.
  • COMA SALADA DE FRUTAS FEITAS PELAS COLORIDAS MULHERES DE PALENQUE
Palenque significa quilombo e abriga os descendentes de escravos da época colonial! Estas mulheres se vestem de um colorido especial e vão às ruas do centro histórico para vender saladas de frutas cortadas na hora.
  • VISITE O MUSEO DEL ORO ZENÚ
Na foto: uma vitrine só de brincos em um modelo muito usado na época.

Simplesmente imperdível. o MUSEO DEL ORO ZENÚ alberga uma coleção fantástica de artefato de ouro pré-colombianos. Se você foi ao Museo del Oro de Bogotá, vá a este mesmo assim, pois as peças são diferentes e tão lindas quanto!
  • PEGUE UM BARCO E VÁ PARA O OCEANÁRIO  DE ISLA ROSÁRIO E PLAYA BLANCA EM ISLA BARU
Não foi meu passeio preferido em toda viagem, mas se está lá em Cartagena, precisa conhecer o Caribe Colombiano! Não vá de lancha rápida, você chega encharcado, pingando mesmo, como se tivesse caído em uma piscina com roupa! Pegue uma escuna ou barco maior e vá... 

OCEANÁRIO

O oceanário é controverso, mas eu gostei! Há diversas atrações como o show dos dos tubarões-lixa, dos golfinhos e muitas outras espécies para se visitar. 

Na época em que fui, apenas golfinhos machos estavam nadando, então apenas mulheres podiam nadar com eles, já que os golfinhos machos podem agredir machos de nossa espécie... Apenas podem... por precaução, eles proíbem e permitem apenas mulheres.

PLAYA BLANCA EM ISLA BARU

A água em Playa Blanca é linda, mas as ondas são fortes (embora não pareça nesta foto), a areia tomada de barracas e vendedores infernais! Não aceite nenhuma amostra grátis, vai acabar lhe custando caro. Seja enfático: NÃO! Eles são espertos e cheios de truque. Tomei na cabeça com 40.000 pesos.

Comentários

Postagens mais visitadas