ISLAS BALLESTAS, PARAÍSO DAS AVES - PERU


As Ilhas Ballestas formam um arquipélago ao sul de Lima e são uma área de proteção ambiental, além de ser uma rica fonte de guano (conjunto das fezes de aves). Anualmente, são 20 toneladas de guano por ano, coletados e utilizados em plantações agroecológicas, substituindo a adubação química por adubo totalmente orgânico.

Foto: Atobás nas Islas Ballestas

Estima-se que são quase quatro milhões de aves migratórias que se utilizam da ilha, entre cormorões, atobás, pelicanos, pinguins-de-Humboldt e outras.

Mas antes de chegarmos às ilhas, passaremos por um monumento escavado na rocha há 2.500 anos! Ele mede 180 metros de altura e tem meio metro de profundidade. É um geogrifo em baixo relevo.


A maresia criou uma capa cristalina de sal, que manteve o desenho a salvo por mais de dois milênios. 


As teorias menos mirabolantes indicam o baixo relevo tenha sido escavado pela cultura Nazca, com a função de orientar os navegadores, pois ela pode ser vista de longas distâncias. Outras, inclusive falam, adivinhe de quê? Se pensou em alienígenas, acertou! Fico com a primeira, obrigado!


Já nas ilhas, além das aves, também encontraremos lobos do mar em grande quantidade. Dependendo do dia haverão mais  e em outros, menos. Em algumas situações eles se aproximarão dos barcos e renderão lindas fotos.


Em outras, como no nosso dia, em que o clima não estava para animá-los, o barco se aproxima das rochas onde estão para fotografarmos.


Mas nem tudo são aves e lobos marinhos, as próprias ilhas são lindas e rendem ótimas fotografias.


A água escavou durante milênios estas rochas e o resultado é algo belo de se ver e fotografar.


Em alguns lugares, observaremos verdadeiros monumentos naturais.


DICAS
No barco, sentem-se do lado esquerdo, pois tudo estará desse lado e não só terá a melhor visão, mas também será mais tranquilo tirar fotos, sem nenhum cabeção atrapalhando!
Quem tem facilidade de ter enjoo em barcos, ou ainda não sabe se terá, leve dramin, para minimizar os efeitos.

COMO CHEGAR
O passeio sai do porto de Paracas, portanto precisamos chegar lá. Os ônibus direto para Paracas são caros! Mochileiros visam sempre pelo modo mais barato e geralmente se hospedarão por perto. O modo mais barato, seria pegar um ônibus para Pisco e de Pisco para Paracas, um táxi.

COMO CHEGAMOS
Nós fomos em um passeio de um dia, do tipo bate-e-volta, partindo de Lima. Esse passeio integra ISLAS BALESTAS e HUACACHINA (que vale muuuiiito a pena). Paga-se mais caro, mas você não precisa se preocupar com a logística de deslocamento e consegue fazer dois destinos em apenas um dia, sendo devolvido ao seu hotel em Lima sem dor de cabeça. No post de HUACACHINA explicamos os cuidados com a agência, porque não gostamos muito da Pelican. Fomos pegos no hotel, devolvidos ao hotel, fizemos os dois passeios principais sem problema algum, sem dor de cabeça, mas a agência prometia outras coisas que não cumpriu e particularmente, prefiro agências que trabalhem com maior transparência!

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO!
BOA VIAGEM!

SOBRE O PERU, ACESSEM TAMBÉM:


Comentários

Postagens mais visitadas