15 COISAS PARA SE FAZER EM BOGOTÁ


COISAS PARA SE FAZER EM BOGOTÁ, CAPITAL DA COLÔMBIA

O que não falta em Bogotá é algo para fazer! Uma imensa capital construída em um altiplano andino. Museus, templos religiosos, parques, restaurantes, tudo isso em abundância... vamos listar aqui para vocês, algumas das opções escolhidas por nós.

ONDE FICAR?

Quem nos acompanha sabe que não nos importamos com bairros badalados, gostamos é de centros históricos, onde ficam a maioria das coisas que gostamos de visitar, podendo fazer a maioria dos passeios a pé. Economiza-se tempo e o dinheiro dos deslocamentos... no nosso pensar, vale a pena! Em Bogotá escolhemos ficar em La Candelaria, o bairro histórico.

SEGURANÇA


Na colômbia não há reservistas do exército. Todos prestam serviço obrigatório. O excedente presta serviço como policial. Por isso há muitos policiais jovens por toda a capital.











1 - VÁ AO MUSEU DO OURO (MUSEO DEL ORO)
O MUSEO DEL ORO, mantido pelo Banco de la república é um templo ao ouro que escapou de ser derretido ou mandado à Europa. Artefatos pré-colombianos de valor inestimável encontram-se expostos aqui nesta ambiente moderno e seguro como um cofre. 








Entre os diversos tesouros, encontraremos a BALSA MUÍSCA, que acredita-se, tenha servido para alimentar a sede de ouro dos espanhóis, fazendo-os acreditarem serem a Colômbia, o local onde encontrariam ELDORADO. Os nobres e sacerdotes, com o corpo coberto de ouro em pó, jogando oferendas em ouro da balsa para a deusa da água, só os fez acreditar na existência de uma cidade de ouro.Outra peça icônica é o Poporo de ouro, a primeira peça a fazer parte da coleção do museu.



2 - VÁ AO MUSEU NACIONAL!

O MUSEU NACIONAL fica localizado em um prédio onde antigamente era um presídio. O prédio seria demolido, mas Le Corbusier (Sim, o grande Le Corbusier), sugeriu que o prédio, tão bonito, deveria ser transformado em museu! 




Aqui você encontrará os inigualáveis e maravilhosos Boteros,













Múmias pré-colombianas e cerâmicas étnicas, enfim, vale muito a pena.









3 - VÁ AO MUSEU BOTERO!







Sim, eu sei! Tem Botero no Museo Nacional, então por que ir ao MUSEO BOTERO







Além de ser GRATUITO? Você está na terrinha do famoso, portanto tem de aproveitar para ver o máximo do escultor\pintor e melhorar seus conhecimentos sobre arte! Além disso, tem Picasso, Renoir, Monet e Toulouse-lautrec!












As peças são diferentes e os temas variados, portanto só nos resta maravilhar-nos. 










4 - COMER NO ICÔNICO ANDRÉ CARNE DE RES!

O icônico restaurante ANDRES CARNE DE RES, com quatro andares andares, cada qual com um nome diferente: inferno, terra, purgatório e céu. 





















A decoração de cada andar é inusitada e em um deles, quem tem um mínimo de conhecimento de mitologia, vai reconhecer em cada luminária, o nome de uma personagem mitológica.













É um restaurante com um clima delicioso, comida DELICIOSA (o melhor patacón que comi na Colômbia), muito animado e com excelente atendimento! No fim do jantar, perceberam pelo portunhol que eramos de fora e perguntaram de onde. Quando dissemos que éramos doo Brasil, fomos coroados como VISITANTES ILUSTRES!
NÃO DEIXEM DE VISITAR! É um pouco fora de mão, se estiver no centro histórico, mas o táxi até lá vale a pena! Lembre de combinar o preço antes de entrar no táxi!



5 - SUBIR O CERRO DE MONTESERRAT
O Cerro de Monteserrat é um símbolo de Bogotá. Se Bogotá, localizada em um dos altiplanos andinos está a 2400 metros acima do mar, o Cerro está a 3150 acima do mar. Subi-lo é garantia de uma linda vista da cidade e de testar seu organismo em altitudes elevadas. 








É preciso estar atento aos HORÁRIOS em que o restaurante, o Santuário e os meios de transporte: teleférico e funicular funcionam. Nós optamos pelo funicular, porque eu sou capar de enfrentar um teleférico, mas é o meio de transporte coletivo que menos acho confiável e seguro.









Algumas pessoas podem começar a sofrer de mal de altitude acima de 2400 metros acima do nível do mar... no meu caso, não senti nada, mas também não dei chance, assim que vi um vendedor de chá de folhas de coca, já tomei o meu! Não, não dá barato embora tenha fins medicinais, como evitar a soroche (mal de altitude)! É perfeitamente legal! Vendido nas ruas e nos hotéis em Cusco, é disponibilizado à vontade e gratuitamente. Abuse dele para evitar tonteira, dores de cabeça, etc.



6 - VISITE A IGLESIA DE NUESTRA SEÑORA DE LAS NIEVES


Do hotel em que estávamos até o Museo Nacional, passamos por esta igreja que não estava no roteiro! O prédio original foi uma das primeiras igrejas da cidade, mas o templo passou por várias reconstruções.












Adorei-a pelo simples fato de ser diferente! Nada de ouro, madeira ou rochas entalhadas ou pinturas de grandes mestres no teto! Mas criatividade e um pouco de tinta, fizeram ela ser linda por dentro.

Acesse aqui para ver os HORÁRIOS.












7 - PASSEIE PELA PLAZA BOLIVAR
É aqui que se encontram a Cathedral Primada de Bogotá, o Palácio do Arcebispo, o Capitólio Nacional, a Prefeitura (Alcadia, no Palácio Lievano), entre outros. Ali o povo colombiano passeia ou se reúne para protestar.



Foto: Plaza Bolivar com destaque para a Cathedral Primada da Colômbia




8 - VISITE LA CATHEDRAL PRIMADA DE COLÔMBIA





A Cathedral é grande e imponente, como se pode ver na imagem da dica acima, mas para mim, o mais interessante está em uma das pinturas dos quatro evangelistas...








O fato de a perna da pintura de um dos evangelistas ser em relevo...








9 - VISITE O CAPITOLIO NACIONAL DE COLOMBIA




 Localizado na Plaza Mayor, é a sede do Congresso e da República da Colômbia. Foi construído em mistura de estilos neoclássico, jônico e renascentista, entre 1848 e 1926 por Thomas Reed, a pedido do presidente Tomás Cipriano de Mosquera (o qual ocupou o cargo de presidente de seu país em quatro ocasiões). 







Sua fachada é toda de pedra, o que lhe garante um aspecto imponente. Por ser um dos edifícios de maior valor arquitetônico da cidade, foi declarado como Monumento Nacional pelo decreto 1584 de 1975. Para se visitar internamente, precisa-se de REQUERIMENTO ANTECIPADO.





10 - VISITE A CASA DE NARIÑO


A casa de Nariño é o Palácio Presidencial. Um prédio belíssimo em linhas greco-romanas e elegantemente decorado internamente.



Para visitá-lo internamente é necessário acessar o site e fazer a Solicitação. Informações gerais.








11 - VISITE O MUSEO DE LA INDEPENDENCIA CASA DEL FLORERO



O MUSEU DE LA INDEPENDÊNCIA foi uma grata surpresa! Não tínhamos mais o que visitar, estávamos com tempo livre, passeando a esmo e demos de cara com este museu. Olhamos um para o outro, demos de ombros e entramos! Pois bem, este é um museu simples e despretensioso, mas a visita guiada nos fez entender muito sobre a independência colombiana e pasmem vocês, nos fez entender algumas coisas sobre a vinda do Imperador Dom João VI para o Brasil. Adorei! Vale a pena.



O floreiro (vaso) que dá nome ao museu é na verdade um simbolo da independência colombiana.








12 - JOGUE TEJO

O TEJO é considerado o esporte nacional da Colômbia. Por isso quando estivemos por lá fizemos questão de jogá-lo. Mas ATENÇÃO! Eu pensava que se poderia jogar de dois! Errado! Se joga em equipes! Portanto faça amigos ou tente se entrosar com alguma equipe para poder jogar. Por sorte, pedimos a nossa amiga colombiana que nos levasse a um clube de Tejo e ela chamou amigas para jogar conosco e então descobrimos que joga-se em equipes.



O jogo consiste em jogar peças de metal uma placa cheia da argila, com o centro desenhado e demarcado com envelopes com pólvora.

Se você acertar um dos envelopes triangulares com pólvora que rodeiam o círculo central, eles explodem e então você marcou ponto para sua equipe.






Se você acertar o centro do círculo, você embocinou! Ganhou o jogo para sua equipe! 


É difícil, mas embocinei!


Aqui temos um VÍDEO DA LONELY PLANET sobre o jogo para se ter uma ideia melhor de como funciona!







13 - VISITE O SANTUÁRIO NUESTRA SEÑORA DEL CARMEN









Esta linda igreja foi construída em estilo gótico-florentino, com detalhes bizantinos e árabes.













Já vi crianças chama-la de igreja de açúcar, em referência aos Candy Canes!









14 - VISITAR A CATEDRAL DE SAL EM ZIPAQUIRÁ


Imaginem uma CATEDRAL DE SAL, única, escavada a 180 metros debaixo da terra e totalmente talhada em rocha salina. Sim, a catedral foi construída em uma antiga mina de sal! Em uma cidade a 2600 metros acima do nível do mar? Sim! Ali foi mar há milhões de anos, antes de a cordilheira ter sido elevado a essa altura por conta de movimentos das placas tectônicas.














Se você lamber as paredes (tem um lugar que pode), tem gosto de sal... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk












Capela toda esculpida em rocha salina, inclusive os genuflexórios. São muitas capelas!









15 - COMPRAR ESMERALDAS, DIAMANTE E RUBIS MAIS BARATO QUE NO BRASIL
A Colômbia tem muitas minas, principalmente de esmeraldas, então vale a pena visitar o MUSEO INTERNACIONAL DE LA ESMERALDA, para conhecer e depois comprar algumas esmeraldas ou jóias com esmeraldas. Nas lojinhas da Catedral de Sal em Zipaquirá, encontrei jóias em bom preço!

VEJA TAMBÉM:
SABORES DA COLÔMBIA

Comentários

Postagens mais visitadas