SABORES DA COLÔMBIA

São muitos os sabores com os quais poderemos nos deliciar na Colômbia! E como todo bom turista, não podemos ficar presos ao medo de um desarranjo intestinal e não conhecermos os pratos e sabores locais! A viagem é muito melhor aproveitada quando deixamos os Fast Foods de lado e comemos como comem os locais.
  • TAMALES 
Tamales são feitos com uma massa muito parecida com a nossa pamonha, mas a massa é mais temperada e é envolta em folhas de bananeira. Esta era de frango. Eles costumam comer tamales com chocolate quente no café da manhã. Este aqui comemos em LA PUERTA FALSA, considerados o melhor da cidade... estava delicioso! O restaurante é considerado o mais antigo do país. Pequenino, mas vale muito a pena!



  • AJIACO
Ajiaco é uma sopa característica da hispano-américa intertropical

O ajiaco de Bogotá é uma sopa de frango contendo diferentes tipos de batatas e pode ser servido sozinho ou com creme e alcaparras, em conserva, geralmente em tigelas de barro. O ajiaco colombiano também inclui geralmente espigas de milho (como podem ver na foto). Para o papel cultural importante que desempenha, considera-se uma tradição santafereña (pelo nome colonial da cidade, Santa Fé de Bogotá, antigo nome de Bogotá ). O prato é servido geralmente acompanhado por uma fatia de abacate . Tornou-se comum para servir com arroz branco, embora este é um acréscimo que, apesar de sua popularidade, não é tradicional. Este aqui TAMBÉM comemos em LA PUERTA FALSA, estava delicioso!

  • OBLEAS
São dois biscoito muito finos e que recebem o recheio que escolher, entre os disponíveis... Pedi o AREQUIPE (doce de leite) com coco. Obleas são uma sobremesa tradicional e também comida de rua.

  • CAFÉ CHORRO DE QUEVEDO
Morangos, brownie, um tipo de licor de café, chantilly e calda de chocolate. De comer chorando..
Pode ser degustado no CAFE COLOR CAFE, Plazoleta Chorro de Quevedo. 
  • PATACÓN
A massa base é feita de banana da terra e depois de frita, recebe a cobertura, como uma pizza. O melhor que comemos, fino e macio, foi no recomendadíssimo ANDRES CARNE DE RES, no bairro El Retiro, Bogotá.
  • LIMONADA DE COCO
Para fazer essa limonada, eles usam um creme de coco, que é bem doce, limão, gelo e um pouquinho de coco ralado. Fica parecidinho com uma limonada suiça caprichada, mas fica na boca um saborzinho de coco. Vale experimentar. A do Crepes & Waffles de Bogotá foi a melhor!.
  • CREPES & WAFFLES
Se quer gastar pouco e comer bem, saindo feliz, procura antes de viajar, as filiais da Crepes & Waffles. Encontramos em Bogotá e em Cartagena. A apresentação dos pratos é linda e o sabor, melhor ainda! A rúcula deles é de uma variedade diferente da nossa, como podem notar na foto.

Ainda na Crepes & Waffles, experimentamos esta sbremesa (entre outras) em que o sorvete com amêndoas, recebia calda de chocolate quente... Uma delícia!
  • AREPAS
É uma massa de milho frita e recheada... essa era recheada de ovo frito (desculpem minha "síndrome de pobreza", mas amo ovo, de qualqier jeito). Comi outra que era primeiro frita, depois cortada e depois adicionado o ovo frito! Há vários tipos e formas de arepas.

AREPAS... essa por exemplo era de farinha de milho, assada na chapa e depois cortada e recheada de queijo - Podemos ver algumas assando enquanto ele recheia outra com queijo.

Detalhe da arepa recheada de queijo.
  • ALMOJABANA
Uma espécie pãozinho de milho.
  • TORTA DE ALMOJABANA COM SORVETE
É como se fosse um pudim de pão requintado, mas levando em consideração que os pães usados seriam de milho e não de trigo.
  • CHÁ DE COCA
Sim, senhor! Coca! Mas não dá barato nenhum, ainda que tenha efeitos medicinais. Se pela altitude de 3152 metros acima do mar, você tiver dor de cabeça, entre outros sintomas (soroche), tome o santo chá e de adeus à soroche... bom, eu não tive soroche, mas aproveitei para experimentar in loco, já que o Rafa já tinha trazido sachets  de chá de coca do Chile.
  • TOMATILLO DE ARBOL
É um tipo de tomate mais doce que eles usam para sucos... gostosinho! Vale experimentar..

  • SANCOCHO
Uma deliciosa sopa típica preparada em uma panela grande, que são cozidos em água todos os ingredientes, que incluem, além de variedades de carne, milho, cenoura, banana verde, batata, abóbora , malanga , yautias , bananas verdes, batata doce, abóbora , aipo-rábano , taro , especiarias (pimenta, cominho), leguminosas (feijões, ervilhas pombo) e vegetais (cebola, alho, coentro, aipo, pimentos doces, etc.) de acordo com a versão regional.

CONTE PARA NÓS SE VOCÊ IRIA DE COMIDA COLOMBIANA, INTERNACIONAL OU FAST FOOD AO DEPARAR COM AS IGUARIAS ACIMA!

ACESSE TAMBÉM:
SABORES DO MÉXICO
15 COISAS PARA SE FAZER EM BOGOTÁ


Comentários

Postagens mais visitadas