1 MUSEU SÓ DE MÚMIAS E OUTROS PASSEIOS

GUANAJUATO E SUAS MÚMIAS



Guanajuato é uma das cidades mais pitorescas que tive o prazer de conhecer no lindo México! Vive e respira cultura, além de ser onde poderemos visitar as múmias naturais mais curiosas do mundo! Como sempre, ficamos hospedados no centro histórico, de modo que Guanajuato me parecia uma deliciosa cidadezinha ao invés de uma capital de estado no México.

1 - MUSEO DE LAS MOMIAS DE GUANAJUATO

Há cento e trinta anos, o cemitério de Guanajuato estava sem espaço para enterrar os habitantes. por isso resolveram desenterrar os corpos mais antigos ou cobrar das famílias que pagassem um valor para manutenção.

Quando começaram a exumar os corpos para conseguir mais espaço, se depararam com um problema: não encontraram apenas ossos, mas múmias inteiras! Originalmente elas ficaram guardadas em um depósito, mas começaram a atrair tantos curiosos, que a cidade teve a ideia de montar um museu, o Museo de Las Momias de Guanajuato.

Na foto: as múmias ainda no depósito.

Este museu possui múmias naturais, ou seja, múmias que não foram preparadas para serem conservadas (como no caso das egípcias - múmias artificiais). Estas múmias são resultado da curiosa composição do solo, rico em nitratos e alúmen, além da falta de umidade. 

As múmias já em sua vitrine com umidade e temperatura controladas.

Na foto: duas múmias relativamente bem conservadas...



A múmia de uma senhora e de seu feto. Especialistas determinaram que tinha mais de quarenta anos e seu esqueleto atesta que não tinha acesso a nutrientes necessários para levar adiante uma gestação, ainda mais com a idade da mesma. Isso a levou a morte. Esses dados fazem acreditar que a mesma fosse de uma família de recursos muito limitados.

Como chegar, horário e valores AQUI.

2 - OS TÚNEIS SUBTERRÂNEOS DA CIDADE

Os túneis foram inicialmente um modo da cidade lutar contra as frequentes inundações. 

A cidade escavou túneis por baixo das ruas para dar vazão da água para fora da cidade.


E nos dias de hoje, servem também para dar vazão ao tráfego da cidade e para estacionar, já que o trânsito cresce a cada dia, principalmente por conta do turismo.

Entrada para pedestres.

3 - VISITE O TEATRO JUAREZ

Um belíssimo teatro,  inaugurado em 1903, portanto já centenário, palco de muitas atividades culturais.  Veja programação e preços AQUI.

O palco se estende para a frente do teatro, onde os degraus da escada se transformam em arquibancada para espetáculos livres, onde a população contribui quando passa o chapéu.
Seja de dia...

Ou de noite!

4 - VISITE O MUSEU REGIONAL DE GUANAJUATO ALHONDIGA DE GRANADITAS


Este museu vai abranger a história da região, desde a época pré-colombiana até os dias de hoje, passando pela luta pela independência, na qual o prédio do museu teve papel e ainda guarda marcas.


Foto dir.: interior do museu


Uma das peças pré-colombianas em exposição (não sei bem se a da direita ou da esquerda...)






















5 -  TOMAR O FUNICULAR PANORÂMICO PARA VISITAR O "MONUMENTO AL PIPILA".



O funicular panorâmico é um trem de plano inclinado importado da Europa como meio de transporte para subir ao Cerro de San Miguel, onde fica o Monumento al Pipila.




EL PIPILA, monumento homônimo de uma personagem da história da independência do México, que em um episódio na própria cidade, para ajudar os insurgentes a vencer o forte, decide incendiar os portões e consegue assim que o povo possa invadir e vencer os militares.




Esse forte ao qual o Pipila incendiou, trata-se do prédio onde hoje fica o Museu regional Alhóndiga de Granaditas.


Lá em cima, também funciona como um mirante, de onde você tem uma ótima vista da cidade, a Catedral se destacando em meio ao urbanismo moderno.

Informações sobre horários de funcionamento do funicular, dias e preço, AQUI.

6 - VISITAR O CALLEJON DE LOS BESOS

Callejon de los besos. Reza a lenda que nestes dois terraços, com menos de 70 centímetros de distância um do outro, viviam dois jovens. No entanto, estando ela prometida a um jovem rico, se apaixonou pelo garoto do balcão vizinho.

À noite, protegidos pela escuridão namoravam, cada um em seu balcão, inclinando-se levemente. Quando o pai da menina descobriu, esfaqueou o garoto, matando-o. Trágico e romântico... 

Plaza de los Ángeles s/n, Col. Centro, Zona Centro, 36000 Guanajuato.


7 - MUSEO ICONOGRAFICO DEL QUIJOTE

Guanajuato é considerada a capital cervantina da America. 

Portanto, Dom Quixote é figura onipresente na cidade.

8 - VISITAR A IGREJA DE SÃO DIEGO DE ALCALA.

Visitar a catedral de uma cidade é praticamente obrigatório, então vamos deixa-la de fora de nossa lista de 7 coisas para fazer em Guanajuato e vamos incluir La Iglesia de San Diego de Alcala. Ela se orgulha de ter o mais belo portal em Barroco tardio/rococó do centro do país.

Interior da Igreja.

SEGURANÇA: O México tem investido em segurança, principalmente em locais turísticos, portanto Guanajuato é bem segura.



É muito comum encontrar carrinhos vendendo salada de frutas ou simplesmente porções de frutas.

E lógico, como se trata do México, podemos pedir para que nossa fruta seja salpicada com pimenta!

O nopal, um tipo de cactácea chamada aqui de palma é comercializado para ser comido. Até em restaurantes gourmets. Aqui no Nordeste do Brasil, no entanto,  palma é dada para animais e comida apenas em tempo de seca, portanto é associada à extrema pobreza... Uma pena desperdiçar um alimento como esse por preconceitos absurdos.

Guanajuato, aos fins de semana, se enche de turistas, mexicanos principalmente. Torna-se uma delícia andar em meio aquela multidão de turistas em um ambiente seguro. Seja de dia,

ou de noite...

Outra coisa que chama atenção em Guanajuato são suas casinhas coloridas, dando vida à cidade.




ESPERO QUE TENHAM GOSTADO E BOA VIAGEM








Comentários

Postagens mais visitadas