DEZ COISAS IMPERDÍVEIS NA CAPITAL DO MÉXICO


COISAS PARA SE FAZER EM CIUDAD DE MEXICO

Na capital do fantástico país de meu mano Marco, o México, o que não faltam, são coisas para se fazer! Escolha o que quiser e terá em abundância! Nosso foco aqui do RECORDANDO - DICAS DE VIAGEM, é sempre mais voltado para a história do lugar, direcionando para passeios que envolvam igrejas, museus, monumentos e sítios arqueológicos e isso tem de sobra nessa gigantesca cidade!

ONDE FICAR?

Sempre escolhemos ficar no centro histórico ou bem pertinho e nesse caso, escolhemos ficar no  quatro estrelas HOTEL PLAZA GARIBALDI. Alguns falam que o lugar inspira cuidado para andar à  noite, mas na minha opinião, ter cuidado é sempre uma necessidade para turistas, pois estes são sempre alvos de atenção em qualquer parte do mundo. Nos hospedamos em seis amigos, todos saímos em pares ou trios várias vezes e ninguém teve problemas. Peça um quarto nos fundos, pois será mais silencioso. O café da manhã não é lá grande coisa, mas a localização compensa. 

1 - PLAZA GARIBALDI 


   O berço dos Mariachis. Mais mexicano impossível! A praça fica repleta de mariacheros e você pode sentar-se em um dos restaurantes da praça e ouvi-los. Pode-se contrata-los para cantar uma música para vocês ou para alguém de seu grupo. Eu adorei a experiência de tê-los cantando para nós! Negocie, principalmente se for pedir mais de uma música, como fizemos! Uma das música que eu não podia deixar de pedir era "Cielito Lindo", que meu mano mexicano ama tanto! Lamentei ele já ter voltado para sua linda Puebla e não estar mais conosco! Mas ouvi em homenagem a ele!

2 - CATEDRAL METROPOLITANA


Foto: Descendentes dos aztecas presentes em cerimônia para celebrar sua origem. A catedral está sobre parte do antigo Templo Mayor, por isso, essa proximidade.

A CATEDRAL METROPOLITANA é grandiosa e imponente. Não se pode visitar a cidade sem conhecer este templo.

Saiba como é o interior da Catedral através de uma VISITA VIRTUAL COM 360 GRAUS.

E não deixe de subir para os telhados da catedral. Faça essa visita guiada porque vale a pena!

3 - VISITE O GRANDE TEMPLO DOS AZTECA E O MUSEO TEMPLO MAYOR

GRANDE TEMPLO AZTECA


Foto: Um magnífico Quetzalcoatl, a serpente emplumada.

Impossível não se emocionar em estar frente a frente com as ruínas escavadas deste templo!
Saiba AQUI os dias e horários entre outras informações.

O mais CUTE dos CHAC MOOL (mensageiros dos Deuses) que eu cheguei a ver em todo o México.  Dentro do pote sobre a barriga da estátua eram colocadas as oferendas que seria da responsabilidade do Chac Mool fazê-las chegar até as divindades maiores. Coloração original.

Estes relevos (também coloração original) decoravam o local onde se sentavam os sacerdotes e dignatários durante as cerimônias.


MUSEO TEMPLO MAYOR.

foto: oferendas, incluindo o rostro de um peixe-serrra (tubarão).

Aqui neste museu encontraremos as peças encontradas em escavações arqueológicas no local das fotos anteriores, desde oferendas, a crânios de pessoas decapitadas/sacrificadas (encontradas também dentre as oferendas), mosaicos e máscaras de jade, divindades aztecas em cerâmica e pedra.

Foto: Máscara feita com crânio humano.

Na parte superior do museu, já que você entra, há um buraco protegido, claro, por onde pode olhar e observar os níveis inferiores com artefatos de grandes dimensões e pode-se ter uma ideia disso observando as pessoas ao redor.

4 - VISITE O MELHOR MUSEU DE ANTROPOLOGIA PRÉ-COLOMBIANA DO MUNDO.


Não há palavras para descrever esse museu! Mais grandioso que o Museu da Acrópolis em minha humilde opinião! Visitar a cidade e não ir a este museu gera um carma que nem posso imaginar quantas vezes você terá de reencarnar para pagar tamanha heresia! kkkkkkkkkkkk

A famosa "Pedra do Sol" foi concebida para ser um altar de sacrifícios, mas não chegou a ser utilizada por conta de uma rachadura da parte posterior para o centro da peça. 


Aqui vocês encontraram representações de todas as deidades possíveis e imagináveis do panteão das civilizações mexicanas pré-colombianas.

COATLICUE - Os antigos mexicanos imaginavam que a terra era um tecido de serpentes que se cruzavam ritmicamente, como um tapete divino. Coatlicue, " a de saias de serpentes" é a deusa da terra, quem possibilita aos homens a vida, mas quem também recebe seus corpos ao morrerem. Assim simboliza a continuidade da existência universal.


Uma das famosas CABEÇAS OLMECAS


5 - VISITE O BOSQUE E CASTILLO DE CHAPULTEPEC 

Já que está mo museu, aproveite e conheça outras atrações que estão na mesma gigantesca área verdo do Bosque de Chapultepec, ou seja, o Zoológico e  o Castillo de Chapultepec, entre outros museus.

CASTILLO DE CHAPULTEPEC

Essa construção magnífica é na verdade o MUSEO NACIONAL DE HISTORIA  e narra a história do México desde a chegada dos Espanhóis.

Por fora e por dentro, vale a visita!

Esse jardim é sobre o teto do Castelo!

6 - ASSISTA A UM ESPETÁCULO NO  PALÁCIO DE BELLAS ARTES

O edifício é famoso pela sua arquitetura exterior, em estilo Belas Artes utilizando mármore branco. Pode-se assistir Óperas, Música Clássica ou espetáculos de danças! Também há exposições.
Maiores informações AQUI.

7 - COMA NA CENTENÁRIA SANBORNS DE LOS AZULEJOS.

A existência desse edifício pode ser comprovada desde o século XVI,, conhecido como Palácio Azul. 

Quem a revestiu de azulejos foi o filho do segundo Conde Del Valle de Orizaba. Vale a pena comer aqui para conhecer o prédio que contém até um mural do pintor  Orozco. Passou então a se chamar La Casa de Los Azulejos. Em 1905 tornou-se a Sanborns de Los Azulejos e assim permanece até os dias de hoje.

8 - VISITE O MUSEU FRIDA KAHLO


A famosa CASA AZUL (como é conhecido o Museu Freida \kahlo, foi a morada da internacionalmente conhecida pintora Frida Khalo.

Aqui no museu,  pode-se ter uma ideia da relação entre Frida e suas pinturas;


seu lar;

Foto: uma das próteses de Frida

E suas dores.

9 - VISITE XOCHIMILCO, A VENEZA MEXICANA.



Em Xochimilco visitaremos passearemos com canais que sobreviveram ao aterramento que transformou um antigo lago  excoco-Zumpango de gigantescas proporções em parte da cidade do México.
Mas os canais que permitem a vazão da águas das nascentes estão lá e também as Chinampas coloridas e alegres, que combinam tanto com a viva vibração dos mexicanos!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Para alugar uma Chinampa sozinho, sai relativamente caro, então o segredo é se unir a outro grupo e rachar a despesa... Um alemão fazendo um ano sabático pediu para se unir ao nosso grupo. o cara que já estava fechando a nossa Chinampa chiou, bufou e disse que havia regras, não podia aceitá-lo! Ele teria de alugar uma chinampa só para ele ou vir conosco e pagar a mesma quantia que se estivesse sozinho! Por isso façam os acordos antes, de maneira bem discreta! Bom, se o barqueiro sabia bater o pé, ainda não me tinha visto fazê-lo ainda! Virei as costas e saí! Meu grupo me acompanhou! O barqueiro veio atrás nos chamando (o movimento obviamente não estava assim tão grande para ele perder um cliente entre tantos outros companheiros de profissão!) Também chiei, bufei e continuei andando até que o cara deu o braço a torcer e aceitou o alemão com a gente! É muito caro para uma pessoa sozinha pagar o valor!

As chinampas são coloridas e alegres e algumas trazem bandeiras de países com maior frequência  em Xochimilco.

Existem chinampas com MARIACHIS a bordo e podem ser contratados para alegrar seu grupo ou família.

Ou barquinhos com alimentos ou flores para serem vendidos nas chinampas em movimento.

10 - A CEREJA DO BOLO: TEOTIHUACÁN


TEOTIHUACÁN é um dos meus lugares preferidos no México! Um local imenso e maravilhoso. Já estava em ruínas quando os espanhóis o encontraram da primeira vez. Foi uma das maiores cidades pré-colombianas da Mesomérica. 


Fica a aproximadamente uma hora de carro da Cidade do México e vale a pena alugar um carro e dirigir até lá ou comprar uma excursão! Se for de excursão, vão parar em uma loja que vende estatuetas esculpidas em obsidiana de inspiração azteca belíssimas, mas não compre. Deixe para comprar em Teotihuacán, onde já é mais barato e se pechinchar (ouça o preço, faça cara de desgosto e saia andando). Eles costumam sair atrás de você baixando o preço...

foto acima:À caminho da Pirâmide do Sol (calçada de los muertos)

Sentado sobre a Pirâmide da Lua com a Pirâmide do Sol ao fundo


ESPERO QUE TENHAM GOSTADO E BOA VIAGEM

VEJA TAMBÉM:
DEZ PASSEIOS NA LINDA PUEBLA




Comentários

Postagens mais visitadas