SABORES DO MÉXICO

SABORES DO MÉXICO

As diferenças entre a culinária brasileira e a mexicana começam pelo fato de que a mexicana realmente faz uso intenso de seus variados tipos de pimenta. Mesmo quando um mexicano afirma "Puede probar que no es picoso", acredite, terá pimenta, embora suportável, mas para o paladar mexicano, acostumado ao ardor da habanero, praticamente nem o sentem...
Bem, até nos doces têm pimenta... em pirulitos para crianças... então eles são bem acostumados a esta especiaria...




1 - TORTILLA

A tortilla ou "tortilha mexicana" é um género de pão folha, confecionado a partir de farinha de milho ou de trigo. Pode ser servida como entrada, normalmente com salsa, ou como base para outros pratos, como burritos, , quesadillas, tacos, fajitas e tostadas.

La abuelita de Marco, meu mano mexicano do coração, nos recebeu amorosamente e fez para nosso almoço, entre outras coisas, tortillhas de milho negro, comum no México, mas que para nós era uma novidade visual e gustativa.

A quesadilla é uma tortilla, usualmente uma tortilla de milho - mas às vezes é feita com uma tortilla de trigo, que é recheada com queijo e depois é grelhada. Eu costumo gostar mais da de trigo.

A primeira vez que comi uma quesadilla foi quando Marco veio pela primeira em minha casa e trouxe do México muitas tortillas e muito molho de pimenta (decente, do jeito deles) e fazia inúmeras quesadillas para comermos à noite.

Abaixo algumas receitas usando TORTILLAS:
QUESADILLA: tortilla com queijo e pimenta;
ENCHILLADA: tortilla com frango, carne moída ou queijo, cozinhada no molho de pimenta chilli;
TOSTADA: tortilla frita, com frango, vegetais, feijão, queijo ralado, chillii e molho de coentro;
PANUCHO: tortilla frita com purê de feijão;
TACOS: tortilla com recheio de carne, podendo ser de poro, assada no espeto;
BURRITO: tortilla enrolada com recheio de queijo, tomate, feijão, chilli, carne, entre outros.
NACHOS: tortillas crocantes com formato de triângulo, semelhante aos doritos, usadas para comer com molhos diversos, tais como guacamole e chilli com carne.

2 - MOLE POBLANO

O Mole Poblano é um prato pré-hispânico e conta com chocolate em barra, váááááários tipos diferentes de pimentas, tomates, amêndoas, nozes, bananas, passas, gergelim, cravo, canela, salsinha, cebola, alho e frango. Serve-se com arroz e tortillas.

Foto: o Mole Poblano legítimo que a avozinha (legítima poblana - de Puebla) de Marco fez para nós, uma delícia!

Na foto acima, o frango já aparecendo e as tortillas de milho negro que ela fez para nós.

3 - POZOLE


O pozole é um prato feito com uma variedade de milho grande, branca e macia, alho, cebola, pimentas e carne de porco (uma das versões vai pata e perna de porco, mas infelizmente não foi essa que eu experimentei). O porco pode ser trocado por frango, mas a versão que eu comi era porco mesmo.

4 - NOPAL


O NOPAL é uma cactácea comestível que infelizmente, aqui no nordeste brasileiro está associado com extrema pobreza. Aqui ela se chama PALMA. Trata-se deste caule suculento, sendo vendido sobre este plástico preto.

Eu provei o Nopal em um local muito elegante, chamado FINCA MARIANA & MARCOS TOCHIMILCO, um restaurante praticamente aos pés do vulcão POPOCATEPETL.

Foto: entrada da Finca Mariana & Marcos Tochimilco.

Finca Mariana & Marcos Tochimilco. Delícia de lugar! Mano Marco fez questão de nos levar conhecer!

Em meu prato, o Nopal grelhado, ao fundo.

4 - TLAYOYOS DE ALBERJON 

OS Tlayoyos são como uma tortilla, só que bem mais grossa e nesse caso, feita com Alberjon, uma espécie de semente leguminosa. E sobre ela podem ir os mais diferente molhos e ingredientes.

Foto :Tlayoyos da Finca Mariana Marcos Tochimilco.

5 - GAFANHOTO (CHAPULIN) EM CHOLULA

É típico de Cholula a venda de Gafanhotos, primeiro fervidos e depois tostados, com ervas, alho, pimenta (lóóóóóógico que não poderia faltar) e ao natural. Nem todos os turistas tem coragem de experimentar, mas eu não tenho preconceitos culinários... Se existe alguém que come, claro que eu posso provar e depois decidir se gosto ou não... eu gostei e comeria de novo!


6 - TAMALES

tamal ou tamale é um prato tradicional da culinária mesoamericana, feito de masa, uma massa normalmente feita à base de milho, que pode ser cozida a vapor, ou então fervida num invólucro, que pode ser feito de folhas de milho, de mandioca, de bananeira, de abacate e até de papel alumínio ou plástico, e que é retirado antes de ser consumido.

A massa é muito semelhante à nossa pamonha e pode ser salgada ou doce, recheada ou não.

E lógico que eu tinha de provar as doces... essa era de goiaba. Sim, ainda a massa de milho, só que misturada com um purê de goiaba.

7 - A VERDADEIRA PALETA MEXICANA


8 - TUNA

Foto: tuna sem os espinhos, mas ainda sem descascar.

A tuna é o fruto da palma, lá conhecida como nopal. Aqui conhecemos pelo nome chique de Figo-da-índia.

Agora descascada e embalada para levarmos.

9 - PITAHAYA

Um fruto típico do nordeste mexicano. diferente da Pitaya que conhecemos aqui.

Já descascada, embalada e pronta para comer.


10 - GUACAMOLE
Guacamole é um molho salgado a base de abacate (no México eles usam uma variedade diferente da nossa, menor, chamado avocado, mas dá para fazer com o nosso) com pimenta chile verde.
Se usa como recheio de tacos, para comer com tortillas chips, em tortas ou guisados.
Uma delícia!












Comentários

Postagens mais visitadas