ILHA TAQUILE NO LAGO TITICACA, PERU


A Ilha Taquile é uma das ilhas do Lago Titicaca e em minha opinião, lembra um pouco, por sua aridez, as ilhas do sul da Itália ou algumas ilhas da Grécia.

POR QUÊ VISITÁ-LA?
Primeiro: A maior parte dos passeios navegáveis pelo Lago Titicaca agrega a Ilha Taquile às Ilhas Flutuantes Uros, de modo que se você pretende navegar pelo LAGO NAVEGÁVEL MAIS ALTO DO MUNDO e visitar as ILHAS FLUTUANTES DE UROS, inerentemente visitará Taquile.

Segundo e mais importante: A ilha é alta e dela você tem a melhor vista do Lago Titicaca. Dela você pode ter uma ideia real do quanto o lago é gigantesco


Nela, você terá vistas, onde o horizonte é formado por apenas água a nada mais e então você poderá entender realmente a grandiosidade do Titicaca.


SOROCHE OU MAL DE ALTITUDE
O Lago Titicaca está em uma altitude de 3800 metros acima do nível do mar, então o soroche lhe fará qualquer subidinha parecer um calvário. Nosso guia, da INCA LAKE, misericordioso, nos levou por um caminho de rampas e teve a paciência de fazer inúmeras paradas para descansarmos e nos recuperar da difícil subida em um ambiente de ar rarefeito.
Existem guias sádicos (só posso defini-los assim... risos) que aportam em um lugar da ilha onde a alternativa é subir 500 degraus. Fui preparado para isso, pois um espanhol que conhecemos em Cusco já os tinha subido.


Na foto acima, um dos vários portais construídos pelos moradores das ilhas para recepcionar os visitantes. Nesses portais, o guia combina de fazermos paradas para descansar.

HABITANTES DA ILHA
Os habitantes da ilha não são tão sociáveis quantos os habitantes do Arquipélago de Ilhas Uros. Enquanto que nas Ilhas Uros, eles não se importam que se tire fotos e elas são gratuitas, aqui em Taquile, além de não gostarem, quando aceitam, lhe cobram por ela. Por isso, esteja pronto. Mesmo que alguma criança se voluntarie para sair em sua foto, saiba que ao final, ela lhe cobrará um Sole!

O interessante dos habitantes da ilha é a maneira de se vestir. O colorido e o tamanho dos pompons dos mantos negros das mulheres lhe dirá se são solteiras ou casadas. O colorido dos Chullos (gorros) também lhe dirá se são parte integrante do governo da ilha, se são solteiros ou casados. Chullos por inteiro vermelho são de homens casados. Chullos vermelho e branco, são para solteiros.

Foto: Chullo (gorro) vermelho e branco, indicando ser um indivíduo solteiro. 
Demonstração de obtenção de sabão natural proveniente de plantas nativas.

ALMOÇO
O almoço na Ilha costuma estar incluso em todos os passeios vendidos. a diferença é onde almoçará. Tivemos a incrível sorte de estarmos com a INCA LAKE que reserva um restaurante só para seu grupo. A comida é simples, mas a vista do restaurante é incrível! O restaurante é organizado de forma que a mesa é única e comprida, de frente para o lago. O fantástico é que eles só colocam cadeiras do lado da mesa onde você se sentará de frente para o lago. Não há cadeiras no lado onde você ficaria de costas.

Foto: Almoçando com essa vista incrível.

Como eu já havia escrito, a comida é simples, porém saborosa e suficiente. No nosso dia: Truta do lago, arroz, salada e batatas fritas. Bebidas frias não estão inclusas. Eles servirão chá de muña (munha).

Depois do almoço e de uma pequena explanação do guia sobre as vestimentas, traçaremos o caminho de volta, que é diferente da vinda, inclusive pelo fato de agora ser só descida e para descer, todo santo ajuda, de forma que não se sofre com o soroche.


Desta vez, o barco estará te esperando do outro lado da ilha.


E só então você se dará conta do quanto, longe de Puno que polui a água com seus dejetos sem tratamento, a água do lago pode ser límpida e transparente.

Agora, são quase duas horas de viagem de volta até o porto de Puno.

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO E BOA VIAGEM
Por favor, se inscrevam no BLOG!

Comentários

Postagens mais visitadas